Renan de Melo

Um blog pessoal, normalmente com conteúdo a respeito de desenvolvimento de software.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Mais um palhaço no circo que é o desenvolvimento de software

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Métodos ágeis e a cobrança de software no Brasil


Desenvolvimento de software é engraçado, é diferente em vários aspectos. Vejo alguma adoção de métodos ágeis no Brasil porém menos do que esperava. Por que isso? Vários fatores influenciam..

Uma das coisas que tenho pensado é sobre a eficiência x lucratividade em software. Penso que se sou um bom desenvolvedor e produzo algo rápido isso gera lucro, será que isso é verdade?

Primeiramente discuto o quanto se deve cobrar para se desenvolver um software? Isso depende da complexidade do software, isto é, quanto tempo se demora para fazê-lo. Muitas empresas aqui cobram por hora de serviço, isto é, quanto mais horas mais lucro, porém quanto mais horas gastas menor foi a eficiência da equipe. Menor eficiência = Maior lucro? Eu acredito que em muitos casos aqui no Brasil isto ocorre de verdade.

Como ninguém sabe o que o software vai se transformar antes dele ser desenvolvido, normalmente se negocia um valor de horas com o cliente e após o software ser desenvolvido (ou durante), o depto. comercial dá um jeito do cliente pagar um maior número de horas com um monte de justificativas como "Isto não estava especificado" ou "Isto não era esperado", etc. Se você estiver usando abordagens aceitas no mercado como o PERT-CPM (usado no MS Project) e possui aquela sensação "enganosa" de controle, é ainda mais fácil justificar que o projeto não foi bem.

Isto é, se a empresa estivesse produzido em um menor tempo e de forma transparente seria mais difícil cobrar uma maior quantidade de horas, portanto não lucraria tanto...

Ainda acredito que é possível cobrar a mesma coisa (ou um pouco a menos) do cliente e produzir proporcionalmente em um tempo menor com métodos ágeis e então aumentar o lucro, porém é difícil provar isto.

Comentem!

1 Comentários:

Blogger felipepavao.com disse...

E aí, conseguiu encontrar um modelo legal para cobrar usando metodos ageis ?

Abs,

Felipe Pavão

21 de fevereiro de 2012 às 22:15  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial