Renan de Melo

Um blog pessoal, normalmente com conteúdo a respeito de desenvolvimento de software.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Mais um palhaço no circo que é o desenvolvimento de software

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Rotatividade no mercado de TI

Obviamente vocês já perceberam que o mercado de TI está totalmente promíscuo. Os projetos de TI estão crescendo.. a demanda aumentando e a quantidade de profissionais qualificados para isto não está atendendo estas necessidades.

Como que uma empresa de TI deve se posicionar quanto a esta situação? O que ela influencia nos negócios, na contratação e etc?

Em primeiro lugar.. acredito que o desenvolvimento de software é uma área baseada em conhecimento, por isso também somos atrelados aos "trabalhadores do conhecimento". Por isto, conhecimento com certeza importa, e não apenas conhecimento técnico, mas principalmente conhecimento de negócio. Note que o perfil de rotatividade de um programador influencia diretamente no valor do conhecimento dele na empresa.


------------------
Perfil 1 - Programador com alta rotatividade

Um programador que passou por diversas empresas em um prazo não muito longo costuma possuir melhor conhecimento técnico.
Ao encontrar com diversas situações completamente diferentes, com situações tecnológicas diferentes, um programador com alta rotatividade se vê na necessidade de trabalhar em ambientes diferentes, aumentando então a diversidade de suas experiências de programação, acrescentando rapidamente conhecimento técnico e de negócio à sua bagagem.

Porém, ao trocar de empresa o conhecimento de negócio deste profissional é em grande parte descartado, ao contrário do conhecimento técnico, que possuirá outras possibilidade de aplicá-lo em sua carreira como desenvolvedor.


Perfil 2 - Programador com baixa rotatividade

Um programador que está a muito tempo na empresa quase sempre possui um conhecimento de negócio com valor para a organização. Porém, a aplicação deste conhecimento em tecnologia algumas vezes pode ser de forma ineficiente, visto que este programador está longe de ter vivenciado as mudanças tecnológicas que ocorreram em outras empresas.

Este tipo de profissional também se mostra muito útil em momentos de aperto, como inconsistências de dados, bugs, etc, seu perfil se mostra ávido à resolução de problemas de manutenção.
----------

Acredito que o mais saudável é uma mistura entre estes dois tipos de profissionais em sua equipe, a questão que fica no ar é.. qual a melhor forma de integrá-los?

A resposta fica no próximo post.
Comentem!

Abs
Renan

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial