Renan de Melo

Um blog pessoal, normalmente com conteúdo a respeito de desenvolvimento de software.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Mais um palhaço no circo que é o desenvolvimento de software

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Métodos ágeis e o cliente de software

Nossa, faz tempo que não posto aqui né. Bem, estive lendo algumas coisas a respeito de metodos ágeis que me fizeram refletir e gerar pensamentos interessantes para postar, como um certo dia estava pensando a respeito do mercado de software e métodos ágeis.

Metodologias como Extreme Programming existem a mais de 10 anos, essa forma de pensamento está visível no mercado atualmente. Como está o mercado brasileiro visto ao pensamento ágil de desenvolvimento software? Como se portam as consultorias de TI e o desenvolvimento de software no nosso país?

Vejo que ainda é muito baixa a penetração do desenvolvimento ágil no mercado de TI brasileiro, falo do nacional porque não conheço os impactos em nível internacional. O pior não é na minha opinião nem o tempo demorado, é a posição das pessoas perante a essa linha de pensamento. Vejo a maioria das pessoas (inclusive eu mesmo um dia) contra o pensamento ágil. Por que isso? Por que existe essa resistência?

Bem, acredito que existem algumas razões, mas vou citar a que vejo como mais forte, uma certa incompatibilidade com as espectativas do cliente. Métodos ágeis costumam se basear em iterações adaptativas, partem do princípio que o usuário não sabe realmente o que ele precisa e o desenvolvedor não consegue realmente identificar isso no começo. Acredito nisso como verdade pois além de estudos como o CHAOS Report, minha experiência também mostra isso. Sem identificar exatamente o que deve ser feito como fazer um orçamento do desenvolvimento do sistema?

Alguns autores propõe um contrato de escopo negociável, onde o cliente paga por pequenas partes do software enquanto ele vai sendo desenvolvido.

Algumas pessoas ainda não identificaram que isso é um grande impeditivo. O cliente não quer um software porque ele acha legal, ele quer um software porque quer resolver um problema dele. Imagina você levar seu carro pro conserto e o mecânico te responde assim: "Bem, eu vejo alguns problemas aqui no seu carro, não sei direito quanto vai ficar, vou consertando ai a gente vê quanto vai ficando". Você não aceita essa resposta né? Porque seu cliente de software deveria aceitar?

Ai você me pergunta, os métodos tradicionais de desenvolvimento de software conseguem fazer uma estimativa razoável? Não! Porém eles dão a ilusão de dar, todo mundo acredita nessas estimativas (o gerente, a equipe, o cliente) e essa ilusão acaba confortando essa situação até o projeto quebrar e precisar de mais investimento. Nesses casos o cliente costuma aceitar em investir mais, visto que muito trabalho já foi feito e seria "desperdício" não continuar com o projeto.

Precisamos encontrar um jeito de reduzir o conflito que existe no acordo de cobrança para algo mais agradável ao cliente sem que isso impacte tanto no desenvolvimento de software.

Pra mim esse é o maior desafio de metodologias ágeis no mercado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial