Renan de Melo

Um blog pessoal, normalmente com conteúdo a respeito de desenvolvimento de software.

Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

Mais um palhaço no circo que é o desenvolvimento de software

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tecnologia de ponta.. até que ponto?

Muitas pessoas afirmam a necessidade de desenvolver em tecnologia de ponta.. algumas metodologias também afirmam que é uma boa prática o desenvolvimento com este tipo de tecnologia. Mas até que ponto isto é verdade, até que ponto compensa?

Primeiramente, qual é a origem destas afirmações? Espera-se que uma tecnologia de ponta possua recursos suficientes para acelerar desenvolvimento, melhorar qualidade do código, ou até diminuir dependencias internas do sistema.

Porém, qual impacto da adoção de tecnologia de ponta?

Com a evolução das tecnologias, sua utilização se torna cada vez mais complexa.. é fácil observar, compare a necessidade de conhecimento de um programador que desenvolve um sistema somente com servlets e outro que programa com JSF+Hibernate+Spring+Sei lá o que.

Isso leva a outra questão, qual é o nível de conhecimento suficiente para um programador em uma nova tecnologia não fazer cagada com seu código? O ideal é que ele já tenha trabalhado com isso, para observar como "contornar" esta tecnologia em casos não triviais. Eu sempre digo para os outros: "Se você acha que alguma tecnologia é muuuuito boa.. você ainda não trabalhou de verdade com ela". Tudo tem seu mico.

Outra coisa importante a se pensar é o mercado.. Sua empresa não está sozinha no mercado de desenvolvimento, programadores vem e vão dela e seu conhecimento está baseada no que o mercado utiliza. Houve uma época que vi vários programadores dizendo a superioridade de frameworks como o Mentawai e VRaptor, sugerindo sua adoção em larga escala. Mas imagine uma empresa utilizando o Mentawai, qualquer programador que esta empresa adquirir precisará aprender estas ferramentas na própria empresa, porque raramente terá trabalhado com ela anteriormente.

As dificuldades do dia-a-dia aparecem, isto é fato, principalmente aprendendo uma nova tecnologia. Qualquer tecnologia de ponta não possui muitos programadores suficientemente maduros e disponíveis para auxiliar nas comunidades on-line de desenvolvimento. Imagine você aprendendo java sem o guj nem artigos na internet? Demoraria muito mais.


Portanto, eu penso que não é boa a adoção imediata de tecnologias de ponta, quando o mercado estiver maduro com estas tecnologias, talvez fosse uma boa idéia adotá-las.

Não estou falando que você não terá vantagens em adotar uma tecnologia de ponta, mas acho que a curto prazo as desvantagens são um pouco maiores.

Sugestão: Nunca seja o primeiro nem o último a adotar uma tecnologia.

Flw,
Renan

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Excelente texto Renan ! mas 'palhaço no circo' ahahauuauau olha bem pra onde a desilusão pode te levar...
[]'s

23 de junho de 2008 às 22:31  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial